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Grupo Petrocity é autorizado a seguir com ferrovia no Norte do ES

Empresa capixaba teve sinal verde da ANTT para começar desapropriações da EF 355, que liga Barra de São Francisco à Ferrovia Norte-Sul

O norte do Estado está mais perto de se tornar um polo logístico importante não só para o Estado mas também para o país. Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Declaração de Utilidade Pública para a segunda estrada de ferro do Grupo Petrocity, que vai ligar a cidade de Barra de São Francisco à Ferrovia Norte-Sul, que liga itaqui, no Maranhão a Santos, em São Paulo.

A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o anteprojeto apresentado pela Petrocity Ferrovias e publicou no Diário Oficia da União a Declaração de Utilidade Pública (DUP) que autoriza a empresa, em caráter de urgência, a desapropriar terras para construir a EF 355 - Ferrovia Planalto Central, entre Brasília e Mara Rosa (GO).

Com isso, a Petrocity já tem o documento mais importante até esse momento para mais de 1.600 quilômetros de sua malha ferroviária. Isso significa que ao longo dessa distância, as áreas na área de domínio do leito das ferrovias é de interesse federal e serão desapropriadas. São 80 metros de domínio, 40 metros para cada lado da parte do eixo central da ferrovia. Há uma semana,  a empresa já havia obtido a DUP para a EF030 - Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek,  entre Barra de São Francisco e Brasília.

"A expectativa é de que o trecho até Brasília tenha um custo de R$ 15 bilhões. O investimento é de capital privado. As obras devem começar em 2026 e ser encerradas em 2029, porque pretendemos abrir várias frentes de trabalho simultâneas", disse o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa Da Silva.


Já são duas das quatro ferrovias autorizadas à empresa capixaba. A expectativa agora é pela DUP da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, ligando o Terminal de Uso Privativo (TUP) de Urussuquara, em São Mateus, a Barra de São Francisco e Santana do Paraíso,  no Vale do Aço. O quarto projeto é uma ligação de 50 quilômetros da EF 355, entre Corumbá de Goiás e Anápolis. 


No dia 15 de janeiro haverá uma audiência pública no Palácio Anchieta, quando a Petrocity deve apresentar o estágio atual do projeto, considerado o mais adiantado de todos os contratos de ferrovias autorizadas no país.




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